Mengão

Mengão
Time De Coração

sexta-feira, 24 de setembro de 2010


Léo Moura, o garçom, recebe pressão em casa para fazer 'golzinho'

Lateral se destaca no empate por 2 a 2 com o Grêmio e diz que não desistiu de voltar à seleção brasileira


leo moura com a filha isabel no treino do flamengoLeo Moura beija a filha isabel no treino do Flamengo.

O gol foi de Petkovic, mas o empate do Flamengo por 2 a 2 com o Grêmio teve como protagonista Léo Moura. O lateral fez duas ótimas jogadas e serviu os companheiros na partida do Olímpico.
- Mérito do Pet também pela movimentação. Tive boa visão de colocá-lo em condição de marcar o gol. Não foi nem um passe de três dedos. Foi de dois dedos (risos). Dei um passe parecido para o Adriano, na Libertadores- disse, referindo-se à estreia no torneio sul-americano contra o Universidad Católica.
O dia seguinte à (outra) boa atuação foi de felicitações. Mas com uma certa cobrança. Ao contrário de anos anteriores, o lateral ainda não fez gol no Brasileirão. Tudo por excesso de “bondade”. Em várias ocasiões, em vez de finalizar, Léo procurou os atacantes.
- Essa cobrança (para que arrisque mais) vem dentro de casa, da esposa, dos irmãos, pai, mãe... Mas é o meu jeito chegar ali e colocar meu companheiro na cara do gol. Estava até comentando com o Jean que ainda não fiz o meu – disse.
Aos 31 anos, o lateral se coloca na luta por uma vaga na seleção. A vontade colabora – mas não é o único motivo – para que ele rechace qualquer ideia de atuar no meio-campo.
- Não estou aparecendo sozinho. Tenho pensamento de que vou vestir a camisa da seleção novamente. Estará nos meus planos enquanto eu mostrar condição. Se continuar nesse ritmo a oportunidade vai aparecer – declarou.

O treino

O voo de Porto Alegre ao Rio de Janeiro atrasou por 30 minutos e os titulares sequer foram a campo. Os demais fizeram trabalhos físicos e técnicos na Gávea. A próxima partida será contra o Palmeiras, sábado, no Engenhão. O Flamengo está na 14ª posição, com 28 pontos, e não perde há quatro jogos (três empates e uma vitória).


Novato na Seleção, Coutinho revela conselhos dos medalhões de Milão

Apoiador, de apenas 18 anos, afirma que Julio César, Lúcio e Maicon pedem apenas para ele mostrar o mesmo futebol apresentado no clube italiano

phillippe coutinho treino seleçãoPhillippe Coutinho em ação pela Seleção Brasileira
na semana de treinos em Barcelona
Philippe Coutinho tem pouco mais de três meses de Europa, o mesmo tempo de Inter de Milão. Em junho, o jogador completou 18 anos e deixou o Vasco rumo ao seu novo desafio: atuar no Campeonato Italiano e na Liga dos Campeões. E em pouco tempo, além de conquistar espaço em sua equipe com o espanhol Rafa Benitez, o garoto alcançou o sonho de infância de chegar à Seleção Brasileira. Com Mano Menezes até o momento, apenas uma semana de treinos. A partir do dia 6 de outubro, a primeira oportunidade em um amistoso do time canarinho.
Na Itália, Coutinho começa a amadurecer mais rápido. Levou os pais Esmeraldina e José Carlos e a namorada Ainé. Os irmãos Cristiano e Leandro ficaram no Rio de Janeiro por conta das famílias e do trabalho. No fim do ano, todos vão se reunir em Milão para festejar o ano vitorioso do garoto. Mas o momento é de curtir a Seleção Brasileira, rotina que já tinha convivido em outras épocas, mas sempre nas categorias de base.
- Fiquei muito feliz por chegar à Seleção principal. Sempre foi um sonho e espero fazer boas apresentações para continuar sendo convocado pelo Mano - afirmou Coutinho.
No bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM, Coutinho falou de sua adaptação ao futebol italiano, do vínculo e dos conselhos que já ouviu dos brasileiros do Inter de Milão e de como ainda tem acompanhado o Vasco à distância. Contatos com os ex-companheiros são raros, mas telefonemas para os antigos parceiros de Colina ainda o ligam a São Januário. Abaixo, confira os principais trechos da entrevista com a revelação canarinho.
GLOBOESPORTE.COM: Como está a sua adaptação ao futebol italiano?
PHILIPPE COUTINHO: A adaptação está a melhor possível. Estou bem tranquilo, os jogadores brasileiros estão me ajudando muito nesse meu início em Milão. Também tenho a ajuda dos meus pais, da minha namorada (Ainé). Não entendo algumas coisas da língua e todos estão me ajudando de alguma maneira.
Philippe Coutinho, Inter de MilãoPhilippe Coutinho tem tido várias oportunidades
no Inter de Milão dirigido por Rafa Benitez (AFP)
Sentiu muita diferença no clima do Rio de Janeiro e de Milão?
Até agora não senti muita diferença na temperatura do Rio de Janeiro para Milão. Todo mundo fala muito do frio, mas está muito calor e os dias estão bem bonitos por aqui. E difícil achar praia e a maior diferença é a ausência dos amigos que ficaram no Brasil.
Como foi o contato com os brasileiros do Inter de Milão após a sua convocação? Eles dão conselhos?
Ainda não tive contato com os brasileiros do Inter do Milão após a convocação. A equipe já tinha treinado quando a lista foi divulgada. Na primeira vez que eu fui chamado, eles me disseram para ter tranquilidade e repetir tudo o que eu fiz nos clubes em que eu passei.
Com quem tem se dado melhor nesses primeiros meses de Inter de Milão?
Na concentração do Inter de Milão fica um por quarto, ninguém divide com outro companheiro. Mas são todos muito bacanas comigo. O Lúcio, o Julio César, o Motta, o Maicon... São pessoas excelentes. Às vezes, você acha que são pessoas marrentas por já terem conquistado tudo, mas são bem humildes.
O que achou de ser visto como um exemplo positivo por Mano Menezes?
É sempre bom ser visto como exemplo positivo em um grupo. Fico honrado de ser visto dessa maneira pelo treinador.
philippe coutinho no treino do vascoEm um de seus últimos treinos com a camisa do
Vasco
Acompanhou o problema vivido por Neymar, no Santos?
Vi o que aconteceu com o Neymar, mas são coisas que às vezes acontecem dentro e fora de campo. Ele já pediu desculpas e acredito que já esteja tudo bem. Daqui a pouco ele retorna à Seleção Brasileira.
Tem acompanhado o Vasco?
Tenho visto sempre que eu posso. Vejo mais como torcedor. De vez em quando falo com o pessoal, principalmente com os jogadores que atuaram comigo. Por conta da diferença de horário, não tenho tido muito contato, mas já falei com o Allan, com o Jonathan...
Já existe o Philippe Coutinho nos jogos de videogame. Tem jogado com os novos companheiros?
Tenho jogado pouco aqui em Milão e até agora eu não sei se vai ter um Coutinho no videogame. Mas se tiver, eu vou achar bem legal jogar com ele pelo Inter de Milão.

Após indisciplina, Mano Menezes deixa Neymar fora da Seleção

Treinador prefere não chamar o atacante do Santos para os dois próximos amistosos após problemas com o técnico Dorival Júnior


Mano Menezes durante a convocação da seleção brasileiraMano Menezes durante a convocação da Seleção
Brasileira
O projeto de renovação da Seleção Brasileira visando à Copa de 2014, no Brasil, ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira. O técnico Mano Menezes divulgou os 23 jogadores convocados para dois amistosos na Europa. A principal ausência da lista do treinador é o atacante Neymar, do Santos. O treinador da Seleção Brasileira preferiu deixar o jogador do Peixe fora após a confusão que causou a demissão de Dorival Júnior. As grandes surpresas foram o goleiro Neto, do Atlético-PR, o lateral Mariano, do Fluminense, o apoiador Giuliano, do Internacional. Elias, do Corinthians, e Wesley, ex-jogador do Peixe e atualmente no Werder Bremen, são outras novidades.
- Não queremos ser mais realistas do que ninguém, e nem mais duros do que ninguém. O futebol brilhante dos últimos meses deve ser a marca fundamental de um jogador talentoso como o Neymar. Se isso voltar a ser a regra, ele será novamente chamado. A volta do Neymar vai depender dele. Espero mesmo que seja circunstancial essa fase  - disse Mano Menezes, que chamou o atacante Nilmar (Villarreal), um dos remanescentes da última Copa do Mundo, pela primeira vez em sua gestão.
Os adversários dos amistosos em solo europeu não foram divulgados pela CBF, porém os jogos já estão acertados (serão realizados entre os dias 6 e 13 de outubro). De acordo com a entidade, que encontrou dificuldades para encontrar rivais por conta das eliminatórias para a Eurocopa 2012, na Polônia e na Ucrânia, o anúncio ainda não foi feito por conta de questões contratuais.
Neymar fez parte da lista de convocados de Mano Menezes para a primeira partida da Seleção após a disputa da Copa do Mundo na África do Sul e se tornou um dos símbolos do processo de renovação apresentado pelo treinador. O jogador, inclusive, foi um dos destaques da equipe que venceu os Estados Unidos por 2 a 0, em Nova Jersey. Naquela ocasião, o atacante do Santos deixou a sua marca, e Alexandre Pato fez o outro.
montagem convocados Elias Giuliano Mariano NetoDestaques do Brasileirão, Elias, Giuliano, Mariano e Neto são novidades na lista de Mano MenezesO problema de Neymar com Dorival Júnior aconteceu no dia 15 de setembro durante a partida contra o Atlético-GO, no Serra Dourada. O jogador ficou irritado por ter sido preterido na cobrança de um pênalti , e acabou se desentendendo com o treinador, soltando vários palavrões. Para não perder o comando, o comandante do Santos afastou o atleta por tempo indeterminado, deixando o fora do jogo diante do Guarani, no último fim de semana. Porém, na última terça-feira, o Dorival foi demitido por não relacionar o garoto para o clássico contra o Corinthians.
Seis jogadores têm idade olímpica: o goleiro Neto, o volante Sandro, os meias Giuliano e Phillippe Coutinho, os atacantes André e Alexandre Pato. A CBF também divulgou a contratação do técnico Ney Franco, do Coritiba, para ser o novo coordenador das categorias de base e o treinador da Seleção Brasileira sub-20, a partir de dezembro, logo após a participação do seu time na Série B do Campeonato Brasileiro, que se encerra em 27 de novembro.
Ney Franco, que foi indicado pelo técnico da Seleção principal, Mano Menezes, dirigirá o time sub-20 no Campeonato Sul-Americano que será disputado em janeiro de 2011, no Peru. Esta competição classificará duas equipes para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e quatro para o Mundial da categoria, também em 2011, na Colômbia.
Confira a lista de convocados de Mano Menezes
Goleiros
Victor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Mariano (Fluminense)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano Correia (Barcelona)
Zagueiros
David Luiz (Benfica)
Alex (Chelsea)
Thiago Silva (Milan)
Rever (Atlético-MG)
Volantes
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Corinthians)
Meias
Carlos Eduardo (Rubin Kazan)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Wesley (Werder Bremen)
Giuliano (Internacional)
Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Nilmar (Villarreal)
 

Peças-chave: quase 70% dos gols do Timão passam por Elias ou B. César

Volante garante que chegada de Adilson lhe deu mais liberdade para atacar

Por Rodrigo Breves e Carlos Augusto Ferrari Rio de Janeiro e São Paulo
Um foi a principal figura do Corinthians na primeira parte do Campeonato Brasileiro, o outro é o atual destaque da equipe, mas ambos vêm sendo fundamentais na ótima campanha alvinegra, que deixou o clube do Parque São Jorge na liderança da competição com 47 pontos e um jogo a menos que a maioria dos rivais. Bruno César e Elias são as peças-chave do Timão no momento mais decisivo da partida: o gol. Em 67% dos lances que terminaram nas redes adversárias, um ou outro teve participação direta ou indireta. Assista ao vídeo especial com lances dos dois jogadores ao lado.
Dos 43 gols assinalados pela equipe corintiana até o momento, seis, ou seja, 14% tiveram a participação de Elias e Bruno César. Vale destacar que, numa dessas jogadas, lá na 7ª rodada, o volante deu assistência perfeita para que o meia fizesse seu terceiro gol no campeonato no empate por 2 a 2, diante do Botafogo, no Rio. E o camisa 10 não fez por menos e já retribuiu a gentileza em dose dupla em clássicos regionais: no primeiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, pela 15ª rodada, e, nesta quarta-feira, no segundo da virada contra o Santos, por 3 a 2.
Ninguém chega à Seleção Brasileira por acaso. Elias alcançou este objetivo nesta quinta-feira ao ser convocado por Mano Menezes para dois amistosos na Europa entre os dias 6 e 13 de outubro. Os números do volante são impressionantes para um jogador defensivo: participação de 32,5% nos gols do Timão com direito a cinco gols, quatro assistências e mais cinco colaborações em jogadas decisivas. Ele vem melhorando a cada rodada e dá crédito ao técnico Adilson Batista pela mudança no seu posicionamento.
- Com o Mano eu já dava algumas assistências, mas com o Adilson isso aumentou bastante. Ele me adiantou um pouco e sempre cobra para que eu apareça mais na área. Com isso, vou participando mais das jogadas. Mesmo quando não dou o passe para o gol, estou participando de outras formas, iniciando o lance ou ajudando com o toque de bola. Acredito que estou fazendo bem essa função - explicou Elias, que colaborou em cinco dos últimos oito gols do Timão.
montagem Peça Chave Elias Bruno César Corinthians Elias e Bruno César dividem a responsabilidade na armação.
Bruno César tem uma participação mais intensa, até por ser um meia ofensivo. O atleta colaborou em 49% dos lances de gol, aumentando esta porcentagem para 57%, se considerarmos o momento da sua estreia, após brilhar no Paulistão pelo vice-campeão Santo André. Estes números incluem os nove que ele próprio, artilheiro da equipe no Brasileirão, marcou, cinco assistências e mais sete jogadas que iniciou ou foi importante como no lance do quarto da vitória por 5 a 1 sobre o Goiás, em que sofreu o pênalti. Mesmo sem marcar há cinco partidas, ele continua sendo importante na armação dos lances.
Outros jogadores que estão se destacando são os atacantes Jorge Henrique e Iarley com 28% de participação nos gols. O primeiro já deu três assistências e o segundo é o vice-artilheiro do Alvinegro com sete bolas na rede. O experiente lateral Roberto Carlos também tem colaboração superior a 20%, mais exatamente 21%. O camisa 6 marcou apenas uma vez, porém já distribuiu quatro passes decisivos e se mostrou uma boa arma ofensiva pelo lado esquerdo.
Confira a lista completa do Corinthians no Brasileirão:
Jogador Envolvimento em ações de gol Percentual
Bruno César 21 participações 49%
Elias 14 participações 32,5%
Jorge Henrique e Iarley 12 participações 28%
Roberto Carlos 9 participações 21%
Jucilei 8 participações 18,5%
Danilo 7 participações 16%
Alessandro e Dentinho 6 participações 14%
Ralf 5 participações 11,5%
Souza 4 participações 9%
Paulinho, Defederico e Ronaldo 3 participações 7%
Chicão, William, Paulo André e Boquita 2 participações 4,5%
Moacir 1 participação 2% 

 






































Nenhum comentário:

Postar um comentário